quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Proclamação da República


A Proclamação da República se deu em 15 de novembro de 1889, não houve participação popular, poucas foram as mudanças, afinal uma elite agrária continuou a controlar o poder. De acordo com o que estudamos em sala deixe seu comentário sobre os acontecimentos que marcaram os primeiros anos da República também chamada de República Velha.

6 comentários:

  1. Olá, aqui é Josielma o período que vai de 1889 a 1930 é conhecida como a República Velha. Este perído da história do Brasil é marcado pelo donínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a imdústria deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro.Em 15 de novembro de 1889, aconteceu a Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Nos 5 anos iniciais, o Brasil foi governado por militares. Deodoro da Fonseca, tornou-se Chefe do governo Provisório. Em 1891, reunciou e quem assumiu foi o vice-presidente Floriano Peixoto. O militar Floriano, em seu governo, intensificou a repressão aos que ainda davam apoio á monarquia.

    ResponderExcluir
  2. Oi meu nome é Ivaneuza.O que eu vou postar é que embora na luta contra a monarquia, os republicanos estavam divididos em relação á forma que deveria adotar o novo regime, e muitos cívis queriam a convocação imediata de uma Assembléia Constituinte e a formação de um governo descentralizado e controlado pelo poder Legislativo.Já os militares positivistas desprezavam as eleiçoes e propunham a formação de uma ditadura republicana.

    ResponderExcluir
  3. Oi sou Ivaneuza a aluna da prof° Mônica, uma coisa que mim chamou atenção foi que o presidente da republica seria eleito por voto direto para um mandato de quatro anos.Eleitores seriam todos os cidadões do sexo masculino, alfabetizados e maiores de 18 anos.A exigência de alfabetização excluía da vida política a maior perte da população,já que nesse período poucos sabiam grafar o próprio nome.

    ResponderExcluir
  4. oi meu nome Gessica mayany sou da profª Mônica bom vou fala um pouco sobre proclamação da Repúlblica.A Proclamação da República Brasileira foi um episódio, na História do Brasil, que instaurou o regime republicano no Brasil, derrubando a Monarquia do Brasil e o Imperador D. Pedro II do Brasil. Ocorreu dia 15 de novembro de 1889 no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, na praça da Aclamação, hoje Praça da República), quando um grupo de militares do Exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado sem o uso de violência, depondo o Imperador D. Pedro II.
    alguns dos idealizadores do movimento foram Deodoro da Fonseca como presidente, Floriano Peixoto como vice presidente, e, como ministros, Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Benjamim Constant, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.
    Na noite de 15 de novembro de 1889, foi decidido que se faria um referendo popular, para que o povo legitimasse, por meio do voto, a república. Porém esse plebiscito só ocorreu 104 anos depois, dentro da vigência da atual Constituição de 1988, no dia 21 de abril de 1993. O seu resultado foi inequívoco: A república foi aprovada pela grande maioria da população, com 86% dos votos válidos.

    ResponderExcluir
  5. bjsssssssssssssssss
    te dolooooooooooooooooooo
    pró mônica que Deus te abençoe hoje sempre, você é uma grande professora, sentirei muita saudade ok bjsss

    ResponderExcluir
  6. Olá, pró Mônica como a senhora está?
    um forte abraço da sua ex aluna Josielma beijo!!!!!!

    ResponderExcluir

Escreva o seu comentário, ele é muito importante!