sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Folclore






Olá turma!

Dia 22 de agosto é o dia em que se comemora o folclore, festa em que são resgatados elementos da nossa cultura, cada região destaca suas festas populares e religiosas, culinária, lendas e mitos, simpatias, danças, enfim todas as formas culturais. Devemos voltar nosso olhar também para as manifestações que ocorrem no nosso dia a dia, a banca da feira que traz ervas medicinais, as rezadeiras da nossa comunidade, brincadeiras de criança, todas as expressões e sabedorias que são passadas de geração a geração.
Comentem a importância das manifestações populares e conte-nos algum causo(conto popular) ou cultura popular de sua comunidade.



Beijos!
Mônica

9 comentários:

  1. OIIIIIIIIIIIIIIIII ESTOU AQUI PARA DIZER QUE ADOREI ESSE BLOG SOBRE O FOLCLORE.
    FALA COMO E QUE DEVEMOS NOS IMPORTAR COM A CULTURA DE NOSSO PAÍS E COMO E LEGAL APRENDER MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO.
    BOM, A IMPORTÂNCIA DA CULTURA EM NOSSA VIDA É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA QUE POSSAMOS NOS FAMILIARIZAR COM OS ASSUNTOS DE NOSSA COMUNIDADE E PAÍS.
    EU NÃO VOU CONTAR NECESSARIAMENTE UM CONTO, MAS VOU FALAR UM POUCO SOBRE MINHA FAMÍLIA,ONDE MEUS IRMÃOS E EU JÁ FIZEMOS PARTE DE UMA CULTURA MUITO INTERESSANTE QUE É A CAPOEIRA.PRIMEIRAMENTE , MEUS IRMÃOS QUANDO PRATICAVAM A CAPOEIRA ERA BEM INTERESSANTE PELO FATO DE EU SEMPRE GOSTAR MUITO
    DESSE ESPORTE TÃO COMENTADO E PRATICADO MAIS INFELIZMENTE ELES TIVERAM QUE SAIR MAS MESMO ASSIM FOI BOM ENQUANTO DUROU.

    VALEUUUUUUUU

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! adorei o Blog, vamos sempre estar postando assuntos interessantes aqui! Começando pelo Folclore foi maravilhoso resgatando toda importancia dessa dessa data.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. OI MEU NOME É GESSICA MAYANE, SOU ALUNA DA PRODESSORA MÔNICA E AMO SUAS AULAS, PARA MIM,É UMA DAS MELHORES PROFESSORAS DO COLÉGIO!
    SIM,EM RELAÇÃO AO BLOG QUERO DIZER QUE AMEI, FALA SOBRE O FOCLORE QUE FAZ PARTE DA NOSSA CULTURA, É MUITO IPORTANTE APRENDERMOS CADA DIA MAIS SOBRE A DIVERSIDADE DA CULTURA BRASILEIRA.

    BJSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  4. Oi meu nome é Ivaneuza, quero dizer que um prazer participar desse blog,principalmente com o apoio da minha querinda professora Mônica.
    A minha opinião sobre esse blog é que eu o achei bem interessante pois fala da cultura de nosso País e do folclore que é uma festa tradicional e cultural.As lendas , os cantos. os fatos relatados são de extrema importância e nós devemos sempre estar buscando aprender mais sobre a cultura e tradicão.
    Eu pratico capoeira a algum tempo e acho que é uma forma de aprendizado na vida em que nós nos aperfeiçoamos na cultura e aprendemos algo diferente. Eu gosto e me sinto bem na capoeira é uma forma de distração.

    Até a próxima BSSSSSSSS....

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu nome é Josielma sou aluna da pró Mônica. Parabéns pelo seu blog está o máximo.
    O floclore é o conjunto das tradições, conhecimento, crenças populares. Em ALAGOINHAS tem tudo isso só não tem apoio.
    Os valores culturais de nossa terra são levados a um segundo plano o povo do Catuzinho tem varios tipos de dança , canções, e crenças.
    Um beijoooooooooo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Está uma maravilha esse blog parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Fábio Santana

    olá, profesora Mõnica não tenho muita esperiência com computador.mais estou muito animado por esta fazendo uma atividade de maneira diferente.parabéns,sempre sempre vou esta entrando nesse blog.bom em relação ao comentario,o nosso Brasil é rico em termo de cultura,e eu gosto de ver as apresentaçoês nos dias do falclori, ja que estou morando aqui em Alagoinha, descobri que aqui tem e esite manifestacoses que podemos afirmar que faz parte do falclori,ex.resadeiras,curandeira,quadrilhas,grupos de danças em povoados,etc.meus avos comtavam muitas historias,sobre visagem mula sem cabeca e principalmente arespeito do famoso lobisome.Eles falavam que se uma pessoa se eespojasse onde o burro se espojou em noite de lua cheia virava lobisomem, e se uma uma mãe tivesse sete filhos homem o ultimo virava lobisomem.

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito deste trabalho isto nos mostra que, ainda há pessoas que tem interesses em mostrar para o brasil e o mundo que temos uma cultura viva, apesar dos descasos do nosso governo que não incentiva aos jovens a vivicar os patrimonio maior é a cultura e a história.

    parabéns professora Mônica é isso ai.

    ResponderExcluir
  9. Pró,desculpa por não ter contribuido mais,mas vou comentar mais vezes...
    Por:Tiago 3° ano vesp.

    ResponderExcluir

Escreva o seu comentário, ele é muito importante!